Competências socioemocionais: Como trabalhar em sala de aula?

Competências socioemocionais: Como trabalhar em sala de aula?

 A escola passou por grandes transformações ao longo dos anos. Uma dessas mudanças foi o novo foco de ensino.

          De modo geral, o foco das instituições de ensino era a formação profissional de seus alunos, mas com as diversas transformações que a sociedade vem sofrendo, a escola precisou acompanhar essas mudanças.  Hoje é possível perceber a valorização de outras competências, além das cognitivas, essências para a formação do indivíduo, como as socioemocionais.

          As habilidades socioemocionais são muito importantes na formação de cidadão conscientes. Essas competências são abordagens focadas nas emoções, que trabalha questões comportamentais e relacionais. Estas são fundamentais para o desenvolvimento de indivíduos autônomos e com senso de responsabilidade social enquanto cidadãos.

          O próprio mercado de trabalho demanda profissionais mais preparados emocionalmente, o que tem sido um desafio. Nossa geração está preparada tecnicamente, mas poucos têm preparo emocional.

          A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que direciona os currículos escolares e garante os direitos de aprendizagem que os estudantes precisam, propõem algumas alterações, como é o caso da oitava competência autoconhecimento e autocuidado: “Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas”.. As escolas precisam criar estratégias para desenvolver nos alunos essas competências socioemocionais já previstas em nossa legislação.

          Dentre os benefícios dessas competências para os educandos temos:

  • Utilizar e valorizar os conhecimentos construídos sobre o mundo social, físico e cultural;
  • Exercício de curiosidade intelectual e uso de abordagem própria das ciências a fim de elaborar hipóteses;
  • Desenvolvimento de senso estético, visando valorizar e reconhecer as várias manifestações culturais e artísticas;
  • Utilização de conhecimento das linguagens artísticas, multimodal, científica, matemática, digital e tecnológica;
  • Utilização de tecnologias digitais de informação e de comunicação de forma significativa, reflexiva, crítica e ética;
  • Compreensão das relações do mundo do trabalho e tomadas de decisões alinhadas ao projeto de vida profissional, pessoal e social.

          Essas competências podem ser aplicadas a rotina dos alunos da seguinte forma:

  • Atividades que exercitem a curiosidade, como investigação e reflexão (debates e rodas de conversa);
  • Atividades criativas, que promovam a utilização da imaginação (elaborar hipóteses e criar histórias);
  • Atividades que trabalham a análise crítica como resolução de problemas, resenhas, diversificação das áreas de conhecimento através de tarefas multidisciplinares.

Veja também: A lei geral de proteção de dados e os contratos educacionais para o ano de 2020